Como postei em alguns comentários em outros blogs, comecei a pouco tempo nesse "novo trabalho", que é o de trabalhar as tecnologias no ensino. embora tenha um conhecimento médio/alto, em computadores/periféricos, demorei um pouco para entender a didática e ser usada, em determinadas tecnologias, pois não trabalhava desta maneira, neste aspecto.
Vejo que no tempo em que estudei em escola pública, tudo era bem diferente, o acesso que eu tinha a certas informações era bem restrito, se resumia a apostilas, livros na biblioteca e professores, e alguns casos a própia mídia em geral, jornais e televisão. Hoje nossos alunos tem o mundo a seus pés, por assim dizer, o acesso a informação é totalmente aberto, se chega na escola com a opinião formada sobre os mais diversos assuntos. Claro, não levando em conta se essa opinião é certa ou não.
Raciocinando: como buscar maneiras de se ensinar algo novo, que já não é tão novo assim, pelo menos fora da escola, como aplicar aquele conhecimento cientifico que é repassado a muito tempo nas escolas, para alunos que já ouviram falar dele a algum tempo, ou seja, já não é mais uma grande novidade, pois já se tem uma "pré opinião" formada.
As tecnologias podem auxliar neste primeiro ponto, ajudar ao professor a ministrar certos conteúdos de maneira diferente, ou usando-se de complementos para facilitar o entendimento, ou até mesmo para dar a aula propriamente dita, uma apresentação de slides por exemplo, videos de reportagens, fotos, opiniões de outros profissionais, etc. Com o objetivo unico de nunca substituir o educador, mas o de ajudá-lo a acompanhar a evolução da informação que hoje existe.
Outra questão que acho relevante, é a de que as tecnologias vem para fortalecer (nunca substiuir) o processo de ensino-aprendizagem, é fundamental a participação do educador nestes processos, como ferramenta essêncial de pesquisa.
Finalizando, outro ponto importante da inserção das tecnologias na escola, é de que se prega, deste muito tempo, que a escola é a extensão do lar, então, se em casa hoje, se tem internet, canais por assinatura, jornais, revistas, programas educativos em canais abertos, e muita outra forma de informação, como a escola vai ficar fora deste padrão? . temos que inserir nela também formas diferentes de contato com o conhecimento.
Claro!! partindo da nossa constituição, os princípios de igualdade, muitas casas ainda hoje, não tem acesso a todos os tipos de tecnologias, então, a escola junto com todo o seu conhecimento cientifico agregado, agrega também o acesso as tecnologias para aquele aluno que não a oportunidade de outros, conhecer a aprender, como um todo, e tudo.
terça-feira, 25 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário